As APIs RESTful são amplamente utilizadas na integração do backend com o frontend. Elas permitem uma comunicação padronizada entre as duas partes do sistema, utilizando os princípios do protocolo HTTP. Ao utilizar APIs RESTful, é possível definir endpoints para a troca de informações e garantir uma integração consistente e escalável. Utilizar um sistema de controle de versão, como o Git, é fundamental para facilitar https://protospielsouth.com/user/38442 a colaboração entre os desenvolvedores e garantir o versionamento adequado do código fonte. O controle de versão permite rastrear as alterações realizadas no código, facilitando a integração do backend com o frontend e possibilitando o trabalho em equipe de forma eficiente. Os frameworks de frontend, como Angular, React e Vue.js, oferecem recursos poderosos para facilitar a integração com o backend.
Por exemplo, um aplicativo de comércio eletrônico pode usar o frontend para exibir produtos e carrinhos de compras, enquanto o backend lida com o processamento de pedidos e a gestão do estoque. Sendo as linguagens de programação back-end executadas pelo servidor, elas precisam ser hospedadas neste servidor, para que se mantenham disponíveis para serem servidas. Se você precisa só apresentar o conteúdo, sem nenhum tipo de interação dinâmica como consulta à um banco de dados, você pode ter esse resultado só com a camada front-end. Uma API RESTful é uma abordagem comum para a comunicação entre o backend e o frontend. Ela permite que o backend forneça endpoints que retornam dados no formato JSON, que podem ser facilmente consumidos e exibidos pelo frontend.
Desenvolvedores e Tecnologias Front-end
Isso inclui os analistas financeiros, analistas de marketing data-driven ou empresários online. O SQL é um trampolim ideal para aqueles que querem mergulhar no mundo do Big Data. Uma linguagem declarativa permite com que os programadores declarem os resultados que eles gostariam de ver, sem precisar especificar os passos ou processos para tal resultado. Linguagem https://wellbeingmatters.mn.co/posts/54122566 de Consulta Estruturada ou Structured Query Language (SQL), é a linguagem de query mais popular. O salário médio de um desenvolvedor .NET é de R$ 3.684,00, de acordo com o Vagas. C# é uma linguagem de computador de alto-nível, o que significa que permite com que programadores construam programas que sejam independentes de algum tipo específico de computador.
- Enquanto o Backend lida com a lógica e processamento dos dados, o Frontend é responsável por criar uma interface visual e interativa para os usuários.
- Continue lendo para saber mais a fundo sobre suas linguagens de programação.
- Aqueles que trabalham próximo com os bancos de dados podem se beneficiar bastante de aprender o SQL.
- Embora, outrora, essas funções fossem atribuídas somente ao web designer, hoje, os donos de negócio podem fazer ações de front-end também em seus sites.
De todas as maneiras, no fim das contas, vemos que os donos de negócio que tocam as suas ações de marketing precisam ter, pelo menos, um mínimo de conhecimentos sobre programação. Se pensar que precisa conhecê-los a fundo para gerir o Marketing Digital aplicado no seu site, tampouco se preocupe. Ter um site é essencial para todo tipo de negócio e, como dono ou gestor, você deve conhecer o que compõe cada parte dele, e isso inclui saber a diferença entre front-end e back-end. Ainda que pareçam termos de programação (e são), eles são muito importantes para a sua gestão de Marketing Digital. Antlia é uma empresa especializada no desenvolvimento de softwares e serviços de TI, buscando constantemente a excelência de qualidade em seus serviços. Você talvez não se deu conta, mas para que essa página aparecesse da maneira como ela é apresentada, aconteceram algumas interações no back-end deste site para que a informação fosse consultada e depois entregue até você.
Habilidades do desenvolvedor
Geralmente os desenvolvedores web tendem a se especializar ou no front-end ou no back-end. A diferença entre esses dois ramos está na tecnologia em que o profissional deve se aprofundar, pois apesar de as duas áreas fazerem parte do mesmo todo, elas utilizam ferramentas e tecnologias diferentes. Uma documentação clara e abrangente é fundamental para facilitar a integração entre o backend e o frontend. Documente todas as funcionalidades da API, incluindo os endpoints disponíveis, os formatos de dados esperados e as possíveis respostas.
Cada um possui vantagens e desvantagens, além de seguir uma linguagem específica – fatores que devem ser avaliados com cautela. É uma ótima linguagem para iniciantes, pois é uma linguagem de alto nível e possui pouco setup envolvido (você pode programar direto do seu browser). Agora que você sabe sobre, o que é https://tc-2345.mn.co/posts/54109728 backend, quanto ganha e o que os diferencia dos front-end, iremos abordar o que eles fazem. Como mencionado acima, o backend é o que faz com que a internet continue funcionando pelos bastidores. A melhor plataforma para aprender tecnologia no Brasil agora faz parte da maior escola de idiomas da América Latina.
Um curso técnico desenvolvedor de sistemas é uma formação que capacita profissionais na área de desenvolvimento…
Esses frameworks fornecem estruturas e padrões de desenvolvimento que permitem a criação de interfaces interativas e dinâmicas, além de facilitarem a comunicação com as APIs do backend. Utilizar um framework de frontend pode agilizar o processo de integração e tornar o desenvolvimento mais produtivo. As APIs RESTful são uma das principais ferramentas utilizadas para integrar o backend com o frontend. Elas permitem que as diferentes partes do sistema se comuniquem de forma padronizada, utilizando os princípios do protocolo HTTP.